terça-feira, 5 de abril de 2011

Aula 23 de Março

O relato da aula chegou com atraso, mas chegou!


Recebemos a visita da Professora Kelma Socorro Lopes de Matos da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Durante a sua participação nosso encontro, a professora partilhou conosco um pouco do seu trabalho junto ao Núcleo de movimentos sociais, educação popular e escola, apresentando dados de estudos que vem realizando sobre Cultura de Paz.

O trabalho que nos foi apresentado - “Cultura de Paz, Juventudes e Docentes: experiências de escolas, ONGs, Secretarias de Educação estadual e municipal” -, trouxe registros de experiências positivas de paz em escolas públicas do Ceará, tendo como sujeitos envolvidos juventude e professores.

Inspirados por Kelma, alguns pontos forma levantados e debatidos por nós: a cultura de paz e a necessidade de se entender os motivos de uma cultura de paz; diálogo e resistência na academia; relação entre construção da violência e cultura de paz; os paradigmas que usamos para pensar a escola.*

Dentre as falas, destaco uma pergunta que muito diz sobre o que foi o nosso encontro: o que podem os nossos trabalhos oferecer à sociedade?

E assim vamos pensando sobre Educação, Sociedade e Práxis...


Alguns links interessantes:


Blog: http://ufcculturadepaz.blogspot.com/ (Blog desenvolvidopor educadores e pesquisadores da UFC para divulgar ações de cultura de paz nas escolas)


Email do grupo: culturadepazufc@yahoo.com.br Email da professora Kelma: kelmatos@uol.com.br


Programa escola aberta (citado pela colega Ana): http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12367&Itemid=817



Texto (proposto por Prof. Miguel Bordas):


MADURO, O. Mapas para a festa: reflexões latino-americanas sobre a crise e o conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1994.



*Assim que algum programa "não me morder" (motivo de tamanho atraso) postarei o audio de alguns trechos da aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário