terça-feira, 15 de março de 2011

1ª Aula - 15.03.2011 - Momento de conhecer...

Olá pessoal!


Este é o blog da disciplina EDC 603 Educação, Sociedade e Práxis Pedagógica.


Nos encontraremos todas as terças-feiras do semestre 2011.1 na sala Canudos da Faced-UFBA. A proposta do blog é registrar ao final de cada aula uma reflexão ou como diz o nosso professor Miguel Bordas “dar notícia” do que aconteceu em aula.


A mim foi dada a missão de criar o blog e criar a nossa lista de discussão. Então segue minhas impressões do nosso primeiro encontro.


A nossa primeira aula do semestre no meu ponto de vista, foi um momento de conhecer. Conhecer quem somos, conhecer o que queremos pesquisar (ou já estamos pesquisando) e conhecer um pouco do que vamos estudar. E também um momento de nos conhecermos!


Então vamos as apresentações...


Os professores:


Miguel Angel Garcia Bordas


Possui Graduação em Filosofia e Letras - Universidad Central de Barcelona - UCB (1972), Especialização no Instituto de Ciências da Educação - ICE (1973),, Doutorado em Filosofia - Universidad Complutense de Madrid - UCM (1976), Pos-Doutorado em Sociosemiótica na Universidade Autonoma de Barcelona - UAB (1993). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal da Bahia FACED/UFBA e trabalha com temas relacionados à formação de professores focalizando questões de construção de conhecimento, matrizes da linguagem e do pensamento e formas de convivência, valores e principios estéticos e morais, como lugares e não lugares, territorios e ideologias em diversas culturas que constituem os imaginários sociais existentes.Pesquisa também as relações entre educação e praxis nos processos de (des) qualificação social, simbólica e materal das politicas asistenciais e as novas formas de construção e institucionalização da pobreza e exclusão no III Milênio.


Maria Cecília de Paula Silva


Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação e graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, atuando no ensino, pesquisa e extensão na graduação, mestrado e doutorado. Doutora e Mestre pela Universidade Gama Filho/ RJ, na linha de pesquisa Educação e Cultura: Produção histórica da Educação Física Brasileira. Iniciou os estudos de graduação em História, Comunicação (na UFJF-MG) e Educação Física (UFV-MG), lugar em que se especializou. Área de atuação: Multidisciplinar; Ciências Humanas e Sociais aplicadas; Ciências da Saúde, especificamente, a pesquisa histórica em Educação, Políticas Sociais e Públicas (ambiental, cultural, arte; processo civilizatório da cultura afro-brasileira e indígena, movimentos sociais, lazer, esporte).



E os estudantes:


Adriana Pinheiro Santos


Mestranda em Educação, pela UFBA, é graduada em Ciências Sociais e especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, ambos também pela UFBA. Tem experiência na gestão educacional do Ensino Superior, abordando temas no campo da Educação relacionados ao Currículo, Gestão Educacional, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, Sociologia da Educação e Avaliação Institucional.


Ana Elisa Drummond Celestino Silva


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. Especialização em Docência do Ensino Superior e em Tecnologias em Educação. Atualmente é pedagoga - Secretaria Municipal de Educação e Cultura; formadora e tutora - Núcleo de Tecnologia Educacional e professora assistente e tutora da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, Tecnologias e Tecnologia Educacional.


Antonio Leonan Alves Ferreira


Doutorando em educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Trabalho Educativo e Formação Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho Educativo, Teoria Pedagógica e Sociedade; Fundamentos da Educação Física e esporte escolar. Atualmente desenvolve estudos sobre a formação e aquisição do pensamento teórico-científico na disciplina curricular educação física.


Fábio Pessoa Vieira


Possui graduação em GEOGRAFIA pela Universidade Federal da Bahia (2008) . Atualmente é REDA do Colégio Estadual Padre Palmeira. Tem experiência na área de Geografia , com ênfase em Geografia Humana. Atuando principalmente nos seguintes temas: FORMAS, CONTEÚDO, EDUCAÇÃO, GEOGRAFIA, SIGNIFICADOS.


Flávio Fernando Ribeiro dos Santos


Arte-educador, Desenhista e Pintor Graduado em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (2005). Pós-Graduado, Especialização em Docência do Ensino Superior, pela Fundação Visconde Cairu.(2006) e Mestrando em Educação- UFBA. Foi Professor Substituto da Faculdade de Educaçâo da Universidade Federal da Bahia- UFBA - E atualmente, Professor Tutor Externo (EAD) do Centro Universitário Leonardo Da Vinci; Também ministra aulas como professor vistante, no Atelier de Artes Gilberto Dias (Salvador) e na Artes Cedraz ( Lauro de Freitas). Presidente da Creche Escola Zélia Ribeiro (Salvador) instituição sem fins lucrativos, desenvolve trabalhos com a comunidade do Bairro do Nordeste de Amaralina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Artes, atuando principalmente, como Professor- Pesquisador, nos seguintes temas: Formaçâo de Professores, Curriculo e Desenvolvimento Profissional em Artes.


Isabel Cristina Moreira Santos


Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, onde retornou para a Especialização em Linguística Aplicada. Possui experiência em todos os níveis da Educação Básica e no Ensino Superior atua como tutora EAD em cursos de Graduação em Letras.Foca seu trabalho na Formação de Professores e na Assessoria de Projetos Educacinais na esfera municipal, onde participa na elaboração de Planos Municipais de Educação e Implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos.


Isis Ceuta Pinto Alves


Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (2010) e cursando o Mestrado em Educação no Programa de Pós-graduação da FACED/UFBA. Atualmente é colaboradora do grupo FEP - Formação em Exercício de Professores da Faculdade de Educação/UFBA. Tem experiência em Educação, com ênfase em Currículo e Formação de Professores em Exercício (nas modalidades presencial e semi-presencial).


Ivan de Pinho Alves


Graduado em Letras pela UFBA, especialista em Pedagogia Organizacional pelo CEPOM, mestrando em Educação na área de Filosofia, Linguagem e Práxis. Atuou como professor no ensino superior, na UCSAL, lecionando a disciplina Comunicação e Linguagem; atua, hoje, no ensino médio e fundamental II nas disciplinas Língua Portuguesa, Produção Textual e Literatura Brasileira na rede pública e privada de ensino. Atualmente, coordena professores na área Metodologia e Práxis do ensino da linguagem para o ensino médio e fundamental II.


Luciana Lopes Damasceno






Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (1997). Atualmente é pedagoga - Obras Sociais de Irmã Dulce e pedagoga do Instituto de Cegos da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Supervisão Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos de acessibilidade, informática na educação especial, educação, conhecimento e déficit de atenção.



Osni Oliveira Noberto da Silva






Formado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem Especialização em Educação Física Escolar (FINOM), Educação Especial (UEFS) e Treinamento Desportivo (FINOM). É mestrando em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem experiência em Educação com ênfase em Educação Física onde concentra seus estudos nos seguintes temas: Metodologia da Pesquisa, Formação Profissional, Currículo, Educação Especial, Educação Física Adaptada e Atividade Física para Grupos Especiais.



Rodrigo Fabiano Souza dos Santos


Doutorando em Educação (UFBA), Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social (FVC / CEPPEV), Especialista em Política e Estratégia (UNEB / ADESG-Ba), MBA em Gestão Organizacional (FVC), Psicopedagogo (UFRJ), Especialista em Administração e Desenvolvimento de Recursos Humanos (FVC), Pedagogo (FEBA) e Contabilista. É Consultor do INGEPE - Instituto de Gestão, Educação, Política e Estratégia, Palestrante profissional e professor universitário com atuação no Brasil e Exterior, tendo integrado, no triênio 2005 / 2007, a primeira missão de grande porte em cooperação na área de educação da história do Brasil, na República Democrática de Timor-Leste, onde atuou junto a diversos orgnismos internacionais, empresas e estadistas de vários países. Atualmente, seus interesses de pesquisa versam sobre Epistemologia e Gestão do Conhecimento no contexto organizacional; Gestão e Organização de Sistemas de Aprendizagem como locus da inovação e melhoria dos organismos sociais; A tríade indivíduo-trabalho-educação; Política e Estratégia aplicadas à Gestão com Pessoas e Governança no primeiro, segundo e terceiro setorores. Aos 22 anos tornou-se professor universitário, sendo considerado, na ocasião, o mais jovem do país em atividade.



Teresinha de Fátima Perin


Mestre em Educação e Desenvolvimento pela Universidade Salvador(UNIFACS) - 2007. Com graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP) 1991. Atualmente é colaboradora na Universidade Salvador(UNIFACS) na Linha Estudo e Pesquisa em Organização do Território(GEPOT), e na Universidade Federal da Bahia(UFBA) na Linha de Estudos e Pesquisa em Educação Física Esporte e Lazer(LEPEL). Realiza, na OSCIP "Sons do Bem", trabalho de assessoria e coordenação pedagógica de projetos de formação de professores da Educação Básica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Educação infantil, Educação Básica, Formação de Professores.



Thalita Chagas Silva Araújo


Sou mestranda em educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), graduada em Pedagogia pela mesma universidade. Atualmente estou cursando a graduação a distância em Letras/LIBRAS (bacharelado) pela Universidade Federal de Santa Catarina - pólo UFBA. Sou certicada pelo Prolibras (MEC) como tradutora intérprete de Libras-Português e Português-Libras em nível médio e professora de Libras em nível superior. Trabalho atualmente como professora de Língua Brasileira de Sinais (Libras) da Faculdade Evangélica de Salvador (FACESA), Faculdade Castro Alves e Faculdade Ruy Barbosa. Trabalho como Tradutora Intérprete de Língua de Sinais e leciono cursos de Libras no CAS Wilson Lins (escola de surdos da rede estadual de ensino da Bahia). Exerço atividades de tradutora intérprete em eventos e leciono em cursos de extensão de Libras.



Foi combinado em aula que a cada encontro teremos uma pessoa responsável por escrever neste blog como reflexões sobre a aula, além de todos terem a possibilidade de postar outros textos que cercam o tema da disciplina.


Nesta escala a mesma pessoa será responsável pelo lanche do dia.


Assim:



15/03 - Thalita


22/03 - Adriana (aniversário de Thalita!)


29/03 - Isis


05/04 - Flávio


12/04 - Rodrigo


19/04 - Fábio


26/04 - Isabel


03/05 - Ana Elisa


10/05 - Luciana


17/05 - Ivan


24/05 - Lutz


31/05 - Osni


07/06 - Teresinha


14/06 - Antonio


21/06 - Cecília


28/06 - Cecília e Miguel


05/07 - Miguel


12/07 - Teresinha


Combinamos para a próxima aula entregar por escrito aos professores um documento contendo nome, email, tema de pesquisa e preocupações acerca dela.


Por fim, cada estudante deverá assistir ao Documentário Trabalho Interno.



Veja alguns momentos da aula registrados em fotos:




Nenhum comentário:

Postar um comentário